Vírus da zika entrou no continente americano pelo brasil, diz pesquisa
SINDHOSPI

Pesquisadores concluíram que vírus entrou no país entre maio e dezembro de 2013. Hipótese é que ele tenha chegado na Copa das Confederações.

Pesquisadores de quatro países afirmam que o vírus da zika entrou no continente americano pelo Brasil. E que ele começou a circular no país dois anos antes da confirmação do primeiro caso da doença.

O artigo foi divulgado na edição digital da revista americana ‘Science’, uma das publicações científicas mais importantes do mundo.

Os cientistas mapearam o código genético de amostras do vírus da zika, coletadas de sete brasileiros que tiveram a doença em diferentes regiões do país.

Eles concluíram que o vírus entrou no Brasil entre maio e dezembro de 2013. E que é praticamente idêntico ao detectado nas ilhas do sul do Pacífico no fim do mesmo ano, quando uma epidemia de zika atingiu a Polinésia Francesa.

“Aparentemente foi somente uma introdução no Brasil, ou seja, de um mesmo vírus semelhante ao que está circulando, e que se dispersou pelo país”, diz o pesquisador do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos.

Uma hipótese é que ele tenha chegado durante a Copa das Confederações, em junho de 2013.

Os pesquisadores não têm dúvidas de que o Brasil foi a porta de entrada do vírus nas Américas.

Outra conclusão do artigo foi que as amostras quase não apresentaram mutações genéticas na sua estrutura, que pudessem justificar complicações graves da doença, como a microcefalia.

Isso quer dizer que ainda é um mistério para os cientistas o que exatamente o vírus da zika tem de tão perigoso para provocar esse tipo de má formação em bebês de gestantes contaminadas.

“O que falta talvez demonstrar, é a magnitude dessa associação. Quanto o risco que uma gestante tem para desenvolver microcefalia se ela for infectada durante a gestação”, diz o pesquisador.

Fonte: Jornal Nacional/RJ: 28/03/2016